Diagramas de Caule e Folha I
No âmbito do projeto de ciências que temos vindo a desenvolver, inventamos "situações problema" envolvendo os temas em estudo. Deixamos aqui alguns exemplos:
a) Qual, ou quais as turmas com menos alunos?
b) Qual a turma ou turmas com maior número de alunos?
c) Qual o total de alunos do 1º CEB do AE da Trafaria?
d) Qual a média de alunos por turma?
e) Qual é a moda?
I.
A Professora Vanda foi com os alunos do 1º CEB do AE da Trafaria, fazer uma visita de estudo à praia de S. João e levou 10 turmas, com o seguinte nº de alunos: 1º A-18; 2º A-19; 3º A-21; 4º A-17; 1º e 2º B-19; 3º e 4º B-20; 1º C-22; 2º C-19; 3º C-17 e 4º C-21. Com os dados que foram apresentados, elabora um Diagrama de Caule e Folha e responde às questões que se seguem:a) Qual, ou quais as turmas com menos alunos?
b) Qual a turma ou turmas com maior número de alunos?
c) Qual o total de alunos do 1º CEB do AE da Trafaria?
d) Qual a média de alunos por turma?
e) Qual é a moda?
II.
Na praia, os alunos fizeram algumas recolhas de espécies pertencentes àquele ecossistema, sendo elas as seguintes:
35 cadelinhas; 46 berbigões; 23 pulgas-do-mar; 35 chorões-da-praia; 25 estrelas-do-mar. Faz um diagrama de caule e folha com estes dados e responde:
a) Qual, ou quais as espécies com menor nº de recolhas?
b) Qual, ou quais as espécies com maior nº de recolhas?
c) Qual foi o total de espécies recolhidas?
d) Qual é a média de recolhas feitas?
e) Qual é a moda?
Comentários
Enviar um comentário