Chuva de ideias : " O Mar..."
Após a leitura e exploração de mais uma obra relacionada com o tema do Mar, desta feita um excerto de Mia Couto do livro " O beijo da palavrinha" os alunos do 3º e 4º B realizaram um trabalho de desenvolvimento da criatividade e expressividade através de uma "Chuva de ideias", colocadas num cartaz, simulando o fundo do MAR e as sensações que ele provoca em cada um dos alunos e professora. A frase a negrito, do Tio Jaime Litorânio, personagem da obra, foi o mote para o trabalho realizado na sala de aulas.
O beijo da palavrinha (1º excerto)
Era uma vez uma menina que nunca vira o mar.Chamava-se Maria Poeirinha. Ela e a sua família eram pobres, viviam numa aldeia tão interior que acreditavam que o rio que ali passava não tinha nem fim nem foz.
Poeirinha só ganhara um irmão, e o Zeca Zonzo, que era desprovido de juízo. Cabeça sempre no ar, as ideias lhe voavam como balões em final de festa
Um certo dia, chegou à aldeia o tio Jaime Litorânio, que achou grave que os seus familiares nunca tivessem conhecido os azuis do mar. Que a ele o mar lhe havia aberto a porta para o infinito. Podia continuar pobre mas havia, do outro lado do horizonte, uma luz que fazia a espera valer a pena. Deste lado do mundo, faltava essa luz que nasce não do sol mas das águas profundas.
A fome, a solidão, a palermice do Zeca, tudo isso o tio atribuía a uma única carência: a falta de maresia.
Há coisas que se podem fazer pela metade, mas enfrentar o mar pede a nossa alma toda inteira. Era o que dizia Jaime.
- Quem nunca viu o mar não sabe o que é chorar!
Chuva de Ideias sobre o MAR O que o mar provoca em mim... Que sentimentos? Que sensações? |
Comentários
Enviar um comentário